Salvador está sangrando em silêncio. Uma hemorragia. Um rio. Desde 99, e mesmo antes, essa ferida está aberta. Agora o tumor já está instalado e não há o que fazer com ele. Mede metros e mais metros de altura, pesa toneladas de concreto e se estende por seis quilômetros de pilastras fálicas e pistas inconclusas, romances de concreto, asfalto e terra sobre nossas cabeças, sem contar os outros seis humilhantes quilômetros que nos tiram da cidade para lugar nenhum.
Falo do metrô, se ainda não pareceu.
Quando surgiu, em um horário político do pfl de imbassaí, era uma provocação: olha como nós sugadores e viúvos de empresários conseguiremos transformar barroco em 2012, uma odisséia! conseguiram. No começo não consguiam explicar porque os trens do subúrbio não poderiam ligar-se à nova rede do metrô. A bitola, diziam, a abertura dos trilhos de um e do outro não são compatíveis, os vagões de um e de outro não podem conviver. E colocaram as pernas no frankstein.
Depois, silêncio sobre a liberdade. Planos inclinados e afins para distrair.
Depois, um viaduto e o metrô copulando no ar.
Depois, um tobogã nunca antes visto na história desse país.
Depois, vagões pagando aluguel mais caro do que no banheiro da suíte de ivete.
Depois, o cqc e o caso das estações sem banheiro e do tobogã sem pai.
Depois, o exército e a revista das contas subversivas. Agora isto.
Passaram Imbassaí duas vezes, João duas vezes, e o bicho nada. desculpa daqui e dali. Quem quer que tenha andado em Barbés-Rochechouart ou em uma estação de maria fumaça sabe que um trem é um negócio de dois trilhos e uma rampa pra se alcançar a porta, pronto.
Agora isto.
Depois de dizerem, depois de nós dizermos mil vezes, João Bobão vem e diz que assim como ele tinha dito é que não poderia ter sido.
A verdade é que tem um coletivo de hienas esperando esse projeto sangrar. Tem um comboio de empresários esperando pra colocar seus ônibus nosso derriére adentro.
Tem gente provando no "salvador em Movimento" um blog que o A tarde (na linha dos 170 demissionáveis, da entrevista censurada de ivete etc) acoberta, digo, hospeda, e que o SETPS imprime e distribui, que O brt é a solução, por exemplo, para a paralela.
Ônibus solução para paralela? por que alguém andaria do Le Parc até o centro da paralela por passarelas equilibristas pra pegar um ônibus atrasado? Porquê um veículo movido a derivados de petroleo é preferível a um elétrico? como resolver tráfego com mais tráfego?
Aí, não fosse nada, não tivesse nada, vem joão bobão e corta o negócio pelo meio dizendo que é muito caro, pra depois dizer que curto é que é muito caro e que assim não vai poder por que "ninguém vai andar no metrô".
É demais.
Esse cara ganhou de Walter Pinheiro.
Se você votou em João Bobão, taí.
João Bobão deixou o povo na mão!!!
ResponderExcluirO problema de João é Maria... mas, esse problema ele também não vai resolver.
Quanto a entrevista censurada de Ivete é desprezível... E depois dizem que a censura acabou!
Gosto muito das suas críticas.
Ah, escreva sempre!!!
Beijinhos